Um grito de alerta
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento, criando assim um verdadeiro Círculo Vicioso que perpetua esse Mau Hábito?
Acompanhe então esta breve cena muito comum na vida de muitos... Isso acaba por gerar em sua mente, um Conceito Negativo a respeito de si mesmo.
E ela pensa:"Se é tão difícil para os adultos ajudarem na minha correção, talvez EU seja mesmo um caso perdido!" Os adultos devem quebrar este Círculo Vicioso, substituindo a RAIVA sem valor educacional nenhum, pela Tristeza sincera diante dos seus atos, ou pela Empatia do diálogo.
comentários
LIÇÃO DE CASA: COMO TORNÁ-LA MAIS PRODUTIVA
A lição de casa é importante por possibilitar a reflexão sobre o que foi aprendido em sala de aula, para que a criança possa perceber suas dificuldades, dar autonomia para que busque o conhecimento por conta própria e colaborar na criação de hábitos de estudo.
E, como o próprio nome já diz, deve ser feita em casa e não no carro ou na perua escolar. O local em casa e o horário para a lição ser feita também são importantes. Deve ser tranqüilo e sem muitos estímulos que possam dispersar a atenção. O horário deve ser aquele em que a criança estiver mais disposta e relaxada.
A lição de casa é um bom recurso de verificação, por isso é importante que a criança faça sozinha. Os pais devem orientar e supervisionar. O incentivo deles dá segurança à criança, mas não deve fazer por ela. A responsabilidade é do aluno e é ele que deve assumir as conseqüências se não cumprir a tarefa.
Para torná-la produtiva, a lição deve ser eficiente.
Antes de tudo, a lição de casa precisa ser condizente aos conteúdos e às atividades dadas em sala, mas não deve ser apenas um exercício de repetição. Se não tiver relação com o que foi aprendido na escola, poderá ocorrer o desinteresse, pois a criança não verá significado no que está fazendo.
As tarefas mecânicas, como copiar e memorizar, devem ser evitadas. As tarefas devem estimular a curiosidade e o interesse da criança, como por exemplo, uma pesquisa em jornal.
A criança também precisa de tempo para brincar. O segredo da aprendizagem não está na quantidade de tarefas, mas na forma como o conteúdo é explorado. Por isso devemos ter cuidado com a quantidade de lição passada às crianças diariamente.
A criança precisa receber um retorno sobre o seu desempenho, logo a lição deve ser corrigida, de preferência, junto com ela, pois este tipo de correção estimula a autocrítica e a ajuda a perceber seus erros e dificuldades.
Devemos procurar desmistificar a idéia de que a lição de casa é obrigação e mostrar à criança de que pode ser um momento divertido e prazeroso.
Coordenadora Geral - Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Centro Educacional Objetivo
Vem brincar comigo
Todos pela educação
Nunca é cedo demais
Nunca é cedo demais: seu filho começou a aprender quando nasceu. Falando com ele, brincando com ele
e cuidando dele, você já está ajudando a desenvolver as habilidades de linguagem que podem levá-lo a ser um leitor competente, alguém capaz de continuar aprendendo de tudo e com gosto pelo resto da vida.
e cuidando dele, você já está ajudando a desenvolver as habilidades de linguagem que podem levá-lo a ser um leitor competente, alguém capaz de continuar aprendendo de tudo e com gosto pelo resto da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário