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terça-feira, 12 de outubro de 2010

Um Grito de Alerta

                                        Um grito de alerta

Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento, criando assim um verdadeiro Círculo Vicioso que perpetua esse Mau Hábito?
Acompanhe então esta breve cena muito comum na vida de muitos...
Isso acaba por gerar em sua mente, um Conceito Negativo a respeito de si mesmo.
E ela pensa:"Se é tão difícil para os adultos ajudarem na minha correção, talvez EU seja mesmo um caso perdido!"
Os adultos devem quebrar este Círculo Vicioso, substituindo a RAIVA sem valor educacional nenhum, pela Tristeza sincera diante dos seus atos, ou pela Empatia do diálogo.
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LIÇÃO DE CASA: COMO TORNÁ-LA MAIS PRODUTIVA


         A lição de casa é importante por possibilitar a reflexão sobre o que foi aprendido em sala de aula, para que a criança possa perceber suas dificuldades, dar autonomia para que busque o conhecimento por conta própria e colaborar na criação de hábitos de estudo.
E, como o próprio nome já diz, deve ser feita em casa e não no carro ou na perua escolar. O local em casa e o horário para
a lição ser feita também são importantes. Deve ser tranqüilo e sem muitos estímulos que possam dispersar a atenção. O horário deve ser aquele em que a criança estiver mais disposta e relaxada.
A lição de casa é um bom recurso de verificação, por isso é importante que a criança faça sozinha. Os pais devem orientar e supervisionar. O incentivo deles dá segurança à criança, mas não deve fazer por ela. A responsabilidade é do aluno e é ele que deve assumir as conseqüências se não cumprir a tarefa.
Para torná-la produtiva, a lição deve ser eficiente.
Antes de tudo, a lição de casa precisa ser condizente aos conteúdos e às atividades dadas em sala, mas não deve ser apenas um exercício de repetição. Se não tiver relação com o que foi aprendido na escola, poderá ocorrer o desinteresse, pois a criança não verá significado no que está fazendo.
As tarefas mecânicas, como copiar e memorizar, devem ser evitadas. As tarefas devem estimular a curiosidade e o interesse da criança, como por exemplo, uma pesquisa em jornal.
A criança também precisa de tempo para brincar. O segredo da aprendizagem não está na quantidade de tarefas, mas na forma como o conteúdo é explorado. Por isso devemos ter cuidado com a quantidade de lição passada às crianças diariamente.
A criança precisa receber um retorno sobre o seu desempenho, logo a lição deve ser corrigida, de preferência, junto com ela, pois este tipo de correção estimula a autocrítica e a ajuda a perceber seus erros e dificuldades.
Devemos procurar desmistificar a idéia de que a lição de casa é obrigação e mostrar à criança de que pode ser um momento divertido e prazeroso.

                                            
Claudia Cafarella
Coordenadora Geral - Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Centro Educacional Objetivo

Vem brincar comigo


Vem Brincar Comigo
Autora: Antoniele Fagundes[1]



O Hábito do convívio carinhoso acaba por criar o senso do respeito mútuo...
Muitos escritores já escreveram coisas bacanas sobre a importância das brincadeiras na infância e estou certa de que muitos pais já leram ou ouviram falar desse tema.
É brincando que as crianças vão dramatizando e entendendo o que é ser adulto. Aprendem como a sociedade funciona e espera que ela se comporte. Assim, testam regras, conceitos, leis etc. As crianças fazem da brincadeira o seu portal de aprendizado.
Os pais que não sabem como brincar com os filhos, ficam receosos de não estar realizando uma atividade pedagogicamente adequada ou por não conseguirem entrar no mundo do faz de conta. Ficam preocupados quando percebem nas brincadeiras dos filhos atitudes de ferir ou matar o outro. No entanto, as brincadeiras também desempenham papel importante no alívio da agressividade, presente em todos nós.






Brinco muito com meus filhos de Tiranossauro Rex. Acho fantástico quando eles me transformam ou se transformam nesse dinossauro feroz. Saímos aos gritos pela casa e da mesma forma fantasiosa que eles me matam me beijam carinhosamente felizes com a brincadeira.
Os filhos adoram que seus pais brinquem com eles. Pode ser de qualquer brincadeira, desde que os pais estejam presentes neste universo e não a espera do noticiário, do e-mail ou de algum adulto que venha necessitar deles.
Sabemos que nossa vida é cheia de eventos importantes que necessitam da nossa atenção. Por isso, os momentos junto aos filhos precisam ser desejados e não um compromisso com hora para começar e terminar!
Brincar também deve fazer parte da nossa vida. Quando passamos pela infância, sabíamos bem a delícia que era brincar. Depois da infância veio o quê? O fim da brincadeira. Que chato, hein?
Se você deixar a fantasia fazer parte da sua vida também poderá se beneficiar dela. Imagine fazer das pessoas e fatos que te incomodam uma caixa de marimbondos grudada na sua janela e bolar um plano infalível para retirá-la dali sem ser picado. Eu não consigo imaginar ninguém melhor do que seu filho para te ajudar nesse plano, concorda?
A necessidade de brincar é prerrogativa das crianças, mas não só delas. Podemos brincar à vontade, não é mesmo? Brincar enquanto estamos dirigindo, imaginando que somos um ser alienígena que não está entende porque os carros não acionam um botão e começam a voar. Brincar que somos o Tio Patinhas e que decidimos abrir o cofre e fazer um montão de coisas bacanas com aquele dinheiro.
Enfim, se deixarmos o "Pequeno Príncipe" que mora dentro de nós conversar conosco, estou certa que pelo menos nossa vida será recheada de maravilhosas gargalhadas. E os momentos de brincar com nossos filhos serão ansiosamente aguardados por papai, mamãe e filhinhos.


Todos pela educação

Nunca é cedo demais

Nunca é cedo demais: seu filho começou a aprender quando nasceu. Falando com ele, brincando com ele
e cuidando dele, você já está ajudando a desenvolver as habilidades de linguagem que podem levá-lo a ser um leitor competente, alguém capaz de continuar aprendendo de tudo e com gosto pelo resto da vida.

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